sábado, 21 de agosto de 2010

Ambiente Gráfico - Enlightenment (E)



Enlightenment é uma reorganização de estruturas de sistema, dispondo-as de maneira a criar belíssimas aplicações. Foi desenvolvido com o intuito de prover avançadas estruturas gráficas para bibliotecas, ferramentas e aplicativos em geral.


Conhecido também como "E", o Enlightenment é um software livre disponibilizado para o X Window System, suporte a ambientes gráficos em Linux, que pode ser utilizado sozinho ou agregado a outros ambientes gráficos, como Gnome ou o KDE. Possui uma gama muito rica de recursos que são extensíveis e suportam temas e efeitos gráficos avançados sem que haja perda de performance.




A proposta da nova versão do Enlightenment (E17) é trazer um ambiente de trabalho completo, como o Gnome ou KDE, com bibliotecas próprias. Enquanto o KDE e o Gnome usam, respectivamente,  o QT e o GTK2, o E17 usa as chamadas EFLs, sigla para "Enlightenment Foundation Libraries" (bibliotecas base do Enlightenment), que são bem mais leves por sinal. Principalmente pelo fato que uma das propostas dessa nova versão é oferecer um sistema capaz de gerenciar janelas com boa qualidade gráfica mesmo para computadores de configuração menos atuais.



O E é um ambiente muito diferente dos outros, utilizando um conceito próprio e inovador, talvez inspirado um pouco no fabuloso MacOS. Ele suporta vários temas bem divergentes e uma de suas exclusividades, por exemplo, é o papel de parede animado.
Além de efeitos que impressionam pela sua qualidade e equilíbrio, o E ainda é altamente personalizável. Você pode mudar e adicionar temas, cursores animados, configurar a tela de boas vindas e tudo mais para deixar esse magnífico ambiente a sua cara.



Passado do Enlightenment

Algumas pessoas que conheceram as versões mais antigas do Enlightenment podem achar que não há diferenças entre ele e o Gnome. A verdade é que um dia o Enlightenment foi o gerenciador de janelas padrão do Gnome (que é um ambiente desktop completo), mas foi trocado pelo Sawfish porque era considerado muito pesado. Atualmente o Gnome utiliza o Metacity como gerenciador padrão.

O Metacity é bem integrado ao Gnome, além de ser é bastante simples e estável (por isso, hoje é o padrão), porém não permite grandes efeitos visuais. O Enlightenment possui inúmeros temas. Além disso, possui suporte a backgrounds (que pode ou não ser o mesmo do Gnome), alternador de área de trabalho e lista de janelas que podem ser utilizados de forma independente aos do Gnome. Outra coisa interessante é que se pode passar de um desktop para outro apenas indo com o ponteiro do mouse para a extremidade da tela.

Video demonstração dele inxutão:



Estranho não?

No começo é assim mesmo, até para acostumar com a interface dele meio bizzarra e a forma como ele "brinca" com as áreas de trabalhos e processos.. Resumindo, você apanha muito!

Gostou?

Verifique se a sua distro existe o pacote nos repositórios para dar uma experimentadinha.

Caso não tenha acesse o site oficial e siga os procedimentos para a sua instalação.

Quase todo o texto foi retirado do Baixaki. Vídeo e imagens de minha autoria.

[UPDATE]

Existe uma distribuição baseada no debian que a sua interface gráfica padrão é o E, seu nome é Elive, Segue apresentação oficial do site:

 

Site oficial: http://www.elivecd.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.