Regras para Criação de Senhas Seguras
O maior perigo que um computador ou sistema pode sofrer está com a conduta de uso de seu usuário. Se o indivíduo não utiliza as boas políticas de criação e manutenção de senhas, o sistema estará
potencialmente vulnerável, apenas esperando que o primeiro "esperto" descubra a falha (humana). Para ajudar aqueles que gostariam de melhorar a segurança dos sistemas e serviços que usa em seu dia-à-dia, aqui seguem algumas regras básicas.
- Possuir uma seqüência longa de caracteres (atualmente, acima de 16 é o básico).
- Misturar letras maiúsculas e minúsculas dos caracteres do alfabeto (ex.: aSGtfBBv)
- Acrescentar números a seqüência de forma aleatória (98378123091)
- Se o sistema permitir, utilizar caracteres "extras" como hífen (-), underscore (_), etc.
Então, uma senha forte deve misturar todas as regras acima para garantir sua segurança. Em alguns casos (ou serviços) é impossível aplicar a primeira e/ou a quarta regra. Infelizmente, ainda existem muitos sistemas de acesso a recursos e serviços que não acompanham a preocupação com segurança. Eles podem limitar o número de caracteres para uso no sistema (ex.: apenas 8 caracteres), ou mesmo impedir que você use caracteres que sejam diferentes dos alfanuméricos, como o sinal de porcentagem (%) a tralha (#), o asterisco (*), hífen (-), underscore (_) e assim por diante. Veja abaixo alguns exemplos de senhas seguras:
Mas lembre-se: nunca utilize senhas divulgadas (como essas acima). Uma senha só é segura, se foi bem "construída" e só você a conhece. Reforçando: crie suas próprias senhas seguras. E nunca, NUNCA, utilize exemplos de senhas fornecidos por terceiros. Se você não seguir essas regras, poderá ser a "bola da vez" em um ataque. Veja abaixo.
675tGFr-87gA!pm8_rR43
UY--982n2tg?TF7*fbUf5
HH%12978=ytBxcz:0-OIU
Leia Mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.