sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ouça e Fale com o seu Linux


Quem gosta de filmes de ficção científica vai adorar este post. No Linux existem vários programas para executar comandos via voz e/ou ouvir palavras digitas até mesmo longos textos.


Sem mais delongas, vamos ver alguns principais que prometem tais operações.

Kmouth

O kmouth é um utilitário de acessiblidades especiais do KDE, onde você pode ouvir textos digitados por si mesmo, ou até textos grandes.

Bastante útil quando, por exemplo, você precisa de conversar com alguém que não consegue falar e não sabe LIBRAS, então ela digita e você ouve, como se ela estivesse falando ;)

Acesse o manual para mais informações (em portugues): http://docs.kde.org/development/pt/kdeaccessibility/kmouth/config-dialog.html


Sphinx

O sphinx é uma poderosa ferramenta para interação com voz. onde você pode ouvir textos digitador por você, executar comandos via voz, e interagir com o programa, como se fosse nos filmes mesmo.

Por exemplo, você fala "bom dia" e o programa te responde, "Bom dia pra você também"

Dá medo não?



Acesse ao site oficial para mais informações, e caso queira aprender a instalar a versão 2 acesse este tutorial

Indiquei a versão dois, pois é mais fácil de se instalar e de se entender, de início.

Espeak

Esta é uma ferramenta simples e direta, porém poderosa. Na minha opnião é melhor do que o Kmouth pois para configurá-lo é mó canseira, no espeak não. basta digitar alguns comandinhos no terminal e terá a sua fala dita. Sem contar que já vem com a ligua portuguesa inclusa.



Clique aqui para ler mais sobre o Espeak.

--

 É isso ai galera.

Este post é só uma dica. do que se pode fazer com voz e audio no Linux. e se eu fosse explicar cada uma das coisas citadas acima, ia demorar um século. porém as páginas referentes estão bastantes intuitivas e explciativas. Enjoy ;)

Você pode gostar também de: Cvoicecontrol.

Comente, ajuda à EU continuar com o blog. só peço Incentivo e não doação via pag-seguro =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.